Usado para requerimentos em que o docente passará do nível 4 da Classe C, com a denominação de Professor Adjunto, para o Nível 1 da Classe D, com a denominação de Professor Associado.
Para a obtenção da Promoção para a Classe D, com a denominação de Professor Associado, são necessários os seguintes procedimentos:
a) O cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício no último nível da Classe de Professor Adjunto;
b) Curriculum Lattes (atualizado e anexado ao requerimento);
c) Comprovar a realização das atividades constantes nos incisos I e II do Artigo 2º da Resolução Normativa CUNI 110, de 20/11/2023, exceto no caso dos ocupantes de cargo de direção e assessoramento que nessa condição estejam dispensados da atividade constante do inciso I.
d) Cópia do diploma de Titulação de Doutor, frente e verso. Ao incluir o documento no SEI, o docente assume a autenticidade do documento;
e) Aprovação, pela chefia departamental, dos RADs (Relatórios de Atividades Docente) compreendidos no interstício a ser considerado;
f) Acumulação de no mínimo 42 CAs (Créditos Acadêmicos), desde a última progressão, nos respectivos RADs;
g) Abrir o processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme passo a passo anexo ao fim da página.
Observações:
1) Sugere-se que o encaminhamento disposto nos itens sejam providenciados com antecedência de um mês do cumprimento do interstício para que não ocorra eventual prejuízo ao docente.
2) O portador de cópia de diploma de doutorado, obtido no exterior, só fará jus ao uso das prerrogativas que lhe são atribuídas após o reconhecimento e mediante comprovação do registro do diploma por universidade brasileira credenciada pela CAPES, na mesma área de conhecimento, conf. resolução CEPE nº 187 de 16/09/2004.